A autora desenvolve uma abordagem clínica da criança e da família, descrevendo a dinâmica dos aspectos institucionais, familiares e subjetivos que permeiam o processo terapêutico eficaz dos problemas de aprendizagem mediante exemplos concretos.Estaé uma leitura obrigatória para psicopedagogos. Primeira parte Um olhar clínico sobre a aprendizagem e suas fraturas 1. Da hiperacomodação ao aprender 2. Especificidade do diagnóstico psicopedagógico 3. Sobre a teoria psicopedagógica 4. Lugar do corpo no aprender 5. Lugar da inteligência e do desejo na aprendizagem 6. O fracasso na aprendizagem 7. família e aprendizagem 8. Modalidade de aprendizagem Segunda parte DIFAJ (Diagnóstico Interdisciplinar Familiar de Aprendizagem em uma Jornada) 9. Olhar e escuta psicopedagógica 10. Motivo de consulta 11. Entrevista com a família sem o paciente 12. Hora de jogo psicopedagógico. Espaço para jogar – espaço para aprender 13. Reconstrução da história da criança através dos pais 14. Os testes e a clínica 15. Intervenção da cognição nos testes projetivos 16. Devolução